O setor do Desporto tem sido profundamente afetado pelo desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, como a inteligência artificial, DLT/Blockchain e a Internet das Coisas, a qual tem um papel central, por exemplo, nos wearables. A par desta tendência, assistimos, na última década, ao crescimento dos eSports, impulsionados pelas redes sociais e outras plataformas digitais e transformados pelas novas tecnologias, como a realidade virtual e aumentada.
Há muito que as tecnologias desempenham um papel relevante no setor do Desporto, nomeadamente na gestão diária das operações, na disponibilização de conteúdos em plataformas e na venda de bilhetes e merchandising online, bem como na utilização de sistemas de transmissão de conteúdos. Os novos avanços estão, contudo, a transformar o setor: do vídeo-árbitro (VAR), aos wearables para jogadores, o setor cada vez recorre mais às tecnologias para garantir um melhor e mais informado processo de decisão. Clubes e empresas têm vindo a estabelecer parcerias com Universidades, empresas e centros de Investigação e Desenvolvimento para desenvolver projetos de última geração nas áreas das tecnologias emergentes (IA, Blockchain e outras) e das tech wearables, bem como para investir e explorar conteúdos digitais, perfis de marketing e hyper-targeting, direitos de transmissão, entre outros.
Os eSports, por seu turno, continuam a crescer e já se tornaram um fenómeno global e generalizado, abrangendo diferentes faixas etárias, géneros e grupos socioeconómicos. A implementação de redes de Internet mais rápidas, estáveis e abrangentes transformou o mundo numa enorme arena onde se enfrentam atletas de eSports de diferentes países. Espera-se que as redes 5G venham a melhorar a experiência dos eSports ao contribuir para que se tornem mais rápidos e mais fiéis à realidade. Os meios de comunicação e as plataformas digitais ajudaram também a aumentar a popularidade dos eSports, nomeadamente através da transmissão em direto dos principais torneios e ligas.
Ainda que a tecnologia esteja claramente no seu ADN, os eSports foram profundamente alterados pela tecnologia e é provável que esta continue a transformar a forma como os eSports são praticados. A realidade virtual (RV), por exemplo, pode quebrar a última fronteira entre os eSports e os desportos tradicionais, pondo em causa a ideia de que os eSports não podem ser considerados desportos verdadeiros e reais por não exigirem uma atividade física intensa.
A crescente digitalização e conetividade no setor trazem novos desafios jurídicos e regulamentares.
Os locais onde os desportos são praticados beneficiam com a implementação de ferramentas tecnológicas que garantem a segurança, melhoram a experiência do público e permitem um melhor processo de decisão. A proteção de dados, a cibersegurança e a implementação de tecnologia são alguns dos temas jurídicos relevantes que requerem atenção neste âmbito.
As novas tecnologias que recorrem a ferramentas como o vídeo-árbitro, wearables ou inteligência artificial levantam questões em matéria de dados, cibersegurança e responsabilidade.
A era das redes sociais e as exigências dos espetadores têm levado os clubes, ligas e organizações a repensar e a reformular os acordos de radiodifusão em vigor e a explorar novas formas de chegar aos fãs. Os meios de comunicação, a propriedade intelectual, os direitos de imagem e a legislação em matéria de defesa do consumidor e de proteção de dados estarão, portanto, em destaque nos próximos anos.
O aumento da popularidade dos eSports expõe os stakeholders a riscos relevantes e desafiantes, incluindo a regulamentação desportiva, a proteção da propriedade intelectual e dos segredos de negócio, a relação com os programadores, a proteção de dados, a cibersegurança, entre outros.
As plataformas de streaming são cada vez mais utilizadas para a transmissão de eventos desportivos de uma forma mais portátil e interativa, sendo que o 5G será um forte impulsionador dos eSports.
Inteligência artificial e machine learning, DLT e Blockchain, aplicações, sensores, dispositivos inteligentes e wearables são cada vez mais utilizados durante eventos desportivos e para fins de marketing e vendas, já se encontrando também em discussão a possibilidade de tokenização dos jogadores.
O desenvolvimento de perfis de marketing e o hyper-targeting para determinar as preferências dos fãs e adaptar o conteúdo/publicidade que é mostrado a cada pessoa está em rápido desenvolvimento.
Os eSports e os mobile sports estão a ajudar a aumentar a popularidade dos jogos de competição. O plano estratégico de muitos meios de comunicação social e das empresas de entretenimento passarão, inclusivamente, a incluir eSports como parte do seu portfólio. Eventos e jogos eSports estão também a ser cada vez mais utilizados como uma plataforma para lançar novos produtos e serviços, com recurso a ferramentas inovadoras de marketing e publicidade.
Ferramentas de Cloud computing, e de recolha e análise de dados estão a acrescentar valor às operações ao longo de toda a cadeia de valor.
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As oportunidades e desafios do setor do Desporto, incluindo os que resultam da utilização de tecnologias emergentes e da ausência de certeza jurídica ao nível regulatório, revestem uma natureza particularmente complexa. É, por isso, essencial recorrer a profissionais especializados para o desenvolvimento e implementação de estratégias digitais.
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