Economia Social

Visão Geral

As tecnologias desempenham um papel central no Setor da Economia Social e estão a impulsionar serviços e projetos transformacionais e inovadores neste setor. A Inteligência Artificial (IA), automação, Blockchain, a Internet das Coisas (IoT), a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), bem como as plataformas digitais, permitem às organizações desenvolver instrumentos para fazer face aos desafios societais de forma eficiente, reforçar as causas por si defendidas e sensibilizar os stakeholders relevantes.

Tendências

As organizações do Setor da Economia Social têm vindo, de forma gradual, a adaptar a sua atividade e operações diárias através da integração de tecnologia e da criação de novos projetos impulsionados por tecnologia. É o caso, por exemplo, da utilização de websites digitais, do recurso à tecnologia no âmbito de processos de governação e aquisição de produtos e serviços, bem como do desenvolvimento de instrumentos e ferramentas digitais para fazer face aos desafios societais.

As novas tecnologias, como a IA, Blockchain, IoT, RA e RV, bem como o Big Data, desempenham também um papel relevante no Setor da Economia Social ao permitir, desde logo, a entrega automatizada de informação e serviços através de chatbots/IA, ou a automação de processos do dia-a-dia para impulsionar a eficiência nas organizações – é o que sucede por exemplo com a utilização da tecnologia cloud para uniformizar e centralizar um vasto conjunto de dados, ou com o recurso de processos de análise de Big Data, entre outros.

A partilha de dados, a economia partilhada e a utilização de plataformas e aplicações estão a criar novas e promissoras oportunidades para que as entidades do Setor da Economia Social cheguem a mais pessoas e estabeleçam ligação com os stakeholders relevantes (tais como beneficiários, clientes, voluntários, funcionários e parceiros), assegurando simultaneamente a transparência das suas atividades, produtos e serviços.

Quais são?

As forças motrizes do mercado

Automação e Conetividade

A tecnologia, incluindo novas tecnologias como a inteligência artificial e plataformas e aplicações digitais, agiliza a operação das organizações do Setor da Economia Social e a comunicação entre stakeholders.

Sustentabilidade

Novas tecnologias como IA, DLT/Blockchain e IoT facilitam a redução e a monitorização da pegada ambiental ao mesmo tempo que promovem modelos de economia circular. 

Transparência

A utilização de novas tecnologias como a IA, DLT/Blockchain e IoT ao longo de toda a cadeia de valor garante níveis mais elevados de transparência nas operações dos stakeholders.

Novos modelos de financiamento

Crowdfunding P2P, as criptomoedas e as moedas complementares estão a simplificar os processos de ajuda financeira ao mesmo tempo que aumentam a transparência do processo .

Como?

Podemos ajudar

A VdA tem ampla experiência e know-how nas matérias jurídicas, regulamentares e de policy associadas à digitalização no Setor da Economia Social.  O nosso profundo conhecimento técnico e setorial permite-nos prestar serviços jurídicos 360.º a organizações, governos e reguladores.

  • Organizações Não-Governamentais
  • Associações, Fundações e Cooperativas
  • Empresas Sociais
  • Instituições Públicas

A nossa equipa presta aconselhamento jurídico estratégico e especializado para ajudar os nossos Clientes nos seus projetos mais desafiantes e com maior potencial. Com um considerável track-record de assessoria jurídica a projetos complexos.

Os serviços da VdA incluem:
  • Assessoria em matéria regulamentar e de compliance no âmbito do desenvolvimento, certificação e implementação de tecnologias no Setor da Economia Social
  • Assessoria na implementação de novas ferramentas tecnológicas (como a IA, robótica e blockchain/DLT), incluindo a negociação de acordos de licenciamento
  • Assessoria em matérias de dados (incluindo partilha de dados), privacidade, cibersegurança, seguros e responsabilidade civil, bem como em proteção de PI, parcerias e transferências de tecnologia
  • Elaboração e negociação de contratos de desenvolvimento, compra e venda, prestação de serviços, incluindo condições de serviço e políticas de privacidade para soluções digitais.
  • Elaboração de políticas e estratégias para organização do Setor da Economia Social;
  • Negociação de parcerias com entidades públicas, governos, instituições e agências.
Apoiamos os nossos clientes:
  • Apoiamos os nossos clientes nos seus projetos sociais em todas as jurisdições onde estamos presentes, tendo, inclusivamente, prestado assessoria aos principais players do Setor da Economia Social no estabelecimento de novas parcerias, no lançamento de novos serviços e produtos de base tecnológica e na conceção de novas plataformas para conectar os vários stakeholders do Sector da Economia Social.
  • Sem descurar o objetivo principal de criar impacto social, asseguramos que os projetos cumprem com os regulamentos aplicáveis ao setor, e com os regulamentos e quadros jurídicos aplicáveis à tecnologia, à PI, à privacidade e à cibersegurança.

A nossa equipa

A disrupção do ecossistema do Sector da Economia Social levanta desafios complexos que requerem uma análise jurídica holística e sofisticada.

Ajudamos os nossos clientes e alcançar os seus objetivos através de uma equipa multidisciplinar que integra advogados das nossas Áreas de ICT, Proteção de Dados, Cibersegurança e Economia Social. Sempre que necessário, e para que possamos prestar uma assessoria transversal em todos os desafios complexos inerentes à utilização de tecnologias no Sector da Economia Social, a nossa equipa conta ainda com a colaboração regular da Fundação Vasco Vieira de Almeida, bem como das áreas de prática de Fiscal, Seguros, Saúde, Bancário e Financeiro, Direito Público, Projetos e PI, entre outras.

Porquê?

Know-How especializado

As oportunidades e desafios no Setor da Economia Social, incluindo os que resultam da utilização de novas tecnologias emergentes e da ausência de certeza jurídica ao nível regulatório, revestem uma natureza particularmente complexa. É, por isso, essencial recorrer a profissionais especializados para o desenvolvimento e implementação de estratégias e projetos digitais.

Quando?

Podemos fazê-lo por si

Prestamos assistência na definição das melhores abordagens e modelos para o seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, tendo em conta as oportunidades e limites legais e regulatórios.

Prestamos assistência no lançamento e desenvolvimento do seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, elaboramos toda a documentação necessária, negociamos contratos, interagimos com as entidades competentes e acompanhamo-lo em todos os passos da sua atividade.

Prestamos assistência na sua atividade diária e ajudamo-lo a alcançar os seus objetivos e a responder a quaisquer desafios que eventualmente se coloquem face às leis e aos regulamentos aplicáveis. Estamos aqui para si.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.