A tecnologia assume um papel cada vez mais relevante no setor Imobiliário, incluindo na forma como os promotores, investidores, agentes, mediadores e gestores operam no mercado, bem como nos padrões de comportamento dos clientes. A Inteligência Artificial, a realidade virtual e aumentada e Big Data são cada vez mais centrais nos serviços imobiliários. Por sua vez, tecnologias como a impressão 3D e a automação, assim como a IA, RV e a RA, são recursos cada vez mais utilizados na construção.
As principais tendências no setor incluem a utilização de IA (para efeitos de previsão do valor de mercado dos imóveis, bem como em aplicações dirigidas ao consumidor), realidade virtual e aumentada (utilizado, por exemplo, para visualizar casas e imóveis sem necessidade de uma visita ao local), e Big Data (permite aos players do setor a tomada de decisões de investimento e de gestão baseadas em dados concretos).
A tecnologia é também cada vez mais utilizada nas fases de planeamento/licenciamento e construção, sendo, por exemplo, uma ferramenta essencial para a utilização inteligente de recursos escassos (como o tempo de utilização de água) ou na incorporação de recursos energéticos renováveis e com características ambientalmente sustentáveis nos edifícios. É o que sucede por exemplo com a instalação de painéis solares na cobertura, a iluminação LED e melhores soluções de isolamento. A tecnologia tem vindo ainda a assumir um papel cada vez mais relevante no planeamento e na gestão dos espaços verdes que rodeiam os edifícios. Por outro lado, a impressão 3D e a automação, bem como a IA, RV e a RA, são cada vez mais utilizadas na construção.
Do ponto de vista do utilizador, as casas inteligentes e a digital housing business intelligence trazem um maior conforto, segurança e valor decorrentes da inclusão de tecnologias de reconhecimento (tais como o reconhecimento de impressões digitais, reconhecimento facial, leitor de retina e/ou outros identificadores biométricos) e de controlos inteligentes (com a instalação de sensores ligados a plataformas IoT).
Além disso, têm sido desenvolvidos novos modelos de negócio, incluindo nomeadamente o space-as-a-service, onde o espaço é fornecido a quem o procura. Assistimos, assim, a uma mudança de paradigma na forma como a indústria imobiliária comercial fornece produtos e serviços, com os senhorios comerciais a passarem de cobradores de rendas a prestadores de serviços.
A crescente digitalização, personalização, automação e conectividade no setor têm vindo a gerar novos desafios legais e regulatórios.
O recurso à tecnologia nas fases de desenvolvimento e construção (nomeadamente, a título de exemplo, com uma maior utilização de sistemas de automação e robots na construção, processos digitais, sistemas de monitorização e supervisão remota e de avaliação e modelização de riscos) implica novos desafios que carecem de suporte legal e regulatório, em matérias como o tratamento de dados, a cibersegurança, seguros e responsabilidade civil, bem como em matérias relacionadas com aspetos ambientais.
Os processos de marketing e vendas que recorrem a novas tecnologias como a IA, a RV e a RA, bem como o DLT/Blockchain são cada vez mais comuns. Por outro lado, a oferta de serviços personalizados e a celebração de contratos exige acesso e recolha de Big Data em determinados processos como os processos de KYC, o que levanta desafios de natureza legal e regulatória.
O aumento da procura de casas e escritórios inteligentes e sustentáveis, que muito tem impactado o setor imobiliário, levou à implementação de melhorias tecnológicas como a utilização de IA e robótica, as quais carecem de clarificação ao nível regulatório.
A indústria imobiliária é considerada uma das indústrias mais conservadoras no que diz respeito à implementação de soluções tecnológicas inovadoras. Torna-se, por isso, necessário implementar estratégias digitais e modelos contratuais inovadores e acessíveis tanto para os fornecedores de serviços tecnológicos, como para os contratos com promotores, empreiteiros, fabricantes, agentes, mediadores, compradores e/ou arrendatários.
Desenvolvimento de produtos tecnológicos inovadores no mercado imobiliário e casas e escritórios inteligentes, através da utilização de IA, blockchain, RV e RA, aplicações móveis, impressão 3D, sistemas de reconhecimento, controlos inteligentes e automação.
Utilização de ferramentas de agregação e gestão de Big Data, bem como de tecnologia cloud, para uniformizar e centralizar vastos conjuntos de dados, que são relevantes para as fases de planeamento/licenciamento, construção, marketing e vendas.
Desenvolvimento de soluções inovadoras através da utilização da IoT e IA para assegurar poupança e melhorias ao nível ambiental.
A VdA tem ampla experiência e know-how nas matérias legais, regulamentares e de policy associadas à PropTech. O nosso profundo conhecimento do setor e do negócio dos principais players deste mercado permite-nos prestar serviços jurídicos 360.º a empresas, governos e reguladores.
A nossa equipa presta aconselhamento jurídico estratégico e especializado para ajudar os nossos clientes nos seus projetos mais desafiantes e com maior potencial. Com um considerável track-record de assessoria jurídica a projetos complexos realizados por empresas líderes no setor, bem como ao setor público.
Ajudamos os nossos clientes a alcançar os seus objetivos através de uma equipa multidisciplinar que integra advogados das nossas Áreas de Prática de ICT, Imobiliário e Proteção de Dados & Cibersegurança. Sempre que necessário, e para que possamos prestar uma assessoria transversal em todos os desafios complexos inerentes à utilização de tecnologias no setor, a nossa equipa conta ainda com a colaboração regular dos nossos colegas das áreas de PI, Corporate Finance, Ambiente e Fiscal, entre outras.
As oportunidades e desafios no setor Imobiliário, incluindo os que resultam da utilização de tecnologias emergentes e da ausência de certeza jurídica ao nível regulamentar, revestem uma natureza particularmente complexa.
É, por isso, essencial recorrer a profissionais especializados para o desenvolvimento e implementação de estratégias digitais.
Prestamos assistência na definição das melhores abordagens e modelos para o projeto, tendo em conta as oportunidades e limites legais e regulatórios.
Prestamos assistência no desenvolvimento e constituição do seu negócio, projeto, produto ou serviço e elaboramos toda a documentação necessária, negociamos contratos, interagimos com as entidades competentes e acompanhamo-lo em todos os passos da sua atividade.
Prestamos assistência na sua atividade diária e ajudamo-lo a alcançar os seus objetivos e a responder a quaisquer desafios que eventualmente se coloquem face às leis e aos regulamentos aplicáveis. Estamos aqui para si.