As tecnologias emergentes estão a transformar o setor dos seguros. As novas tecnologias são responsáveis por níveis crescentes de personalização, pelo desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e de novas e interessantes oportunidades de negócio. Criam simultaneamente, incentivos à concorrência no mercado global e revolucionam o setor.
Os seguros digitais, a automação, Big Data Analytics, cloud computing, as aplicações e sensores, juntamente com modelos de negócio não tradicionais, estão a permitir um acesso mais alargado aos serviços de seguros, enquanto oferecem um maior leque de produtos e aumentam a eficiência operacional e em matéria de custos.
Os novos riscos decorrentes da automação (sistemas autónomos) e das ameaças de cibersegurança, e as novas obrigações legais e regulatórias cujo cumprimento deva ser objeto de seguro, requerem a adoção de uma nova abordagem e levantam novos desafios para o setor dos seguros. Ao mesmo tempo, a tecnologia e a digitalização trazem novas ferramentas que permitem aferir se estão a ser cumpridas as condições para acionar os seguros.
A crescente digitalização, personalização, automação e conetividade no setor trazem novos desafios legais e regulatórios:
A transformação digital poderá expor o mercado dos seguros a riscos sistémicos e externos adicionais. Pode ainda exigir o desenvolvimento de novos produtos de seguros para novos produtos e serviços, que dependam, cada vez mais, da tecnologia.
A utilização de novas tecnologias, aliada a uma estreita colaboração com outras entidades, poderá expor as organizações a riscos adicionais relacionados com atividades e produtos de terceiros, como falhas operacionais e práticas negligentes.
O novo ecossistema dos seguros que se encontra em rápida evolução poderá expor os consumidores a riscos adicionais, como seja a desinformação, a proteção de dados e a segurança, os quais devem ser contidos.
A complexidade de tecnologias como a IA e machine learning, DLT e Blockchain podem esbater as obrigações legais e regulatórias que foram construídas com base em relações tradicionais. Requerem, por isso, uma maior certeza jurídica que assegure, simultaneamente, a inovação sem entraves.
Robo-advisors, machine learning e a IoT estão a aumentar a eficiência e eficácia das organizações ao mesmo tempo que oferecem novas formas de prestação de serviços de seguros.
Ferramentas de Cloud computing e de recolha e análise de dados estão a acrescentar valor às operações ao longo da cadeia de valor, contribuindo para a personalização dos produtos de seguro para cada caso individual e permitindo uma melhor avaliação das condições em que um seguro pode ser acionado.
Aplicações, redes sociais, sensores e dispositivos inteligentes e wearables estão a ganhar a confiança do mercado, ao permitir a criação de produtos de seguros individualizados.
Dos serviços on-demand e pay-per-use aos microsseguros P2P, à prestação de serviços de seguros em novos mercados como a IA, os veículos autónomos e a cibersegurança, o ecossistema de seguros está em constante mudança.
A VdA tem ampla experiência e know-how nas matérias jurídicas, regulamentares e de policy associadas à InsurTech. O nosso profundo conhecimento técnico e setorial permite-nos prestar serviços jurídicos 360º a organizações, governos e reguladores.
nossa equipa presta aconselhamento jurídico estratégico e inovador com vista a ajudar os nossos clientes nos seus projetos mais desafiantes e com maior potencial. Com um considerável track-record de assessoria jurídica no âmbito de projetos complexos a empresas líderes no setor, bem como ao setor público, os serviços da VdA incluem:
O Digital Insurance Toolkit é um conjunto de serviços integrados com várias componentes que os nossos clientes podem escolher de acordo com as suas necessidades.
Ajudamos os nossos clientes e alcançar os seus objetivos através de uma equipa multidisciplinar que integra advogados das nossos Setores e Áreas de Prática de ICT, Seguros e Proteção de Dados & Cibersegurança. Sempre que necessário, e para que possamos prestar uma assessoria transversal em todos os desafios complexos inerentes à utilização de tecnologias no setor, a nossa equipa conta ainda com a colaboração regular dos nossos colegas das áreas de prática de Bancário e Financeiro, Fiscal, Contratação Pública, Projetos e Propriedade Intelectual, entre outras.
As oportunidades e desafios no setor da InsurTech, nomeadamente os que resultam da utilização de novas tecnologias, revestem uma natureza particularmente complexa. É, por isso, essencial recorrer a profissionais especializados no âmbito do desenvolvimento e da implementação de estratégias digitais. A VdA tem amplo know-how e experiência relativamente às oportunidades e desafios resultantes da InsurTech, especialmente na Europa e em África.
A VdA está bem ciente das oportunidades e desafios do setor da InsurTech na Europa, incluindo os decorrentes da prestação de serviços de seguros em setores especializados como a mobilidade, a saúde e o setor aeroespacial, dos novos produtos de seguros como os microsseguros P2P ou da utilização de tecnologias IA e IoT. A VdA tem acompanhando de perto as discussões sobre estes temas, incluindo nos grupos e iniciativas da UE, como foi o caso das discussões relativas à aplicabilidade da Diretiva sobre a Distribuição de Seguros, ao Pacote de Financiamento Digital da Comissão Europeia e ao trabalho do Expert Group on Digital Ethics criado pela Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma.
Além disso, a VdA conta com um vasto know-how sobre os desafios inerentes aos serviços de InsurTech no que diz respeito a dados (pessoais e não pessoais) e cibersegurança, incluindo à luz do RGPD e das disposições legais e orientações sobre cibersegurança, infraestruturas/entidades críticas, dispositivos e dados IoT, incluindo as disposições aplicáveis a atividades setoriais específicas que se encontram cobertas por seguros.
A VdA conta ainda com um vasto know-how no âmbito da assessoria a Governos na criação de quadros jurídicos aplicáveis ao setor dos Seguros, incluindo para o teste de novos produtos e serviços através de, nomeadamente, incubadoras, sandboxes regulatórias e projetos-piloto. A VdA tem igualmente experiência na assessoria a empresas na implementação de serviços InsurTech, tendo em consideração outros quadros jurídicos e regulamentares relevantes, incluindo, nomeadamente, em matéria de economia de dados, cibersegurança, Propriedade Intelectual, fiscal, licenças de software, fornecimento de hardware, defesa do consumidor, entre outras.
A InsurTech irá desempenhar um papel relevante nos países Africanos, à medida que sejam desenvolvidos produtos e serviços tecnológicos inovadores que requeiram a subscrição de seguros e à medida que as tecnologias sejam integradas no mercado.
A Comissão Económica das Nações Unidas para África identificou, por exemplo, a importância de promover os serviços financeiros digitais e as startups específicas dedicadas a tecnologias financeiras em África, no âmbito das quais os seguros podem desempenhar um papel central.
A VdA conta com um vasto know-how no âmbito da assessoria a Governos na criação de quadros jurídicos aplicáveis ao setor dos Seguros, incluindo para o teste de novos produtos e serviços através de, nomeadamente, incubadoras de inovação, sandboxes regulatórias e projetos-piloto.
A VdA presta assessoria a empresas na implementação de serviços de InsurTech, tendo em consideração os demais quadros jurídicos e regulamentares relevantes, incluindo, nomeadamente, em matéria de economia de dados, cibersegurança, Propriedade Intelectual, fiscal, licenças de software, fornecimento de hardware, defesa do consumidor, entre outras.
Prestamos assistência na definição das melhores abordagens e modelos para o seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, tendo em conta as oportunidades e limites legais e regulatórios.
Prestamos assistência no lançamento e desenvolvimento do seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, elaboramos toda a documentação necessária, negociamos contratos, interagimos com as entidades competentes e acompanhamo-lo em todos os passos da sua atividade.
Prestamos assistência na sua atividade diária e ajudamo-lo a alcançar aos seus objetivos e a responder a quaisquer desafios que eventualmente se coloquem face às leis e aos regulamentos aplicáveis. Estamos aqui para si.