A tecnologia está a revolucionar os setores da produção, retalho e distribuição. A 4ª Revolução Industrial combina sistemas físicos e virtuais como a inteligência artificial, a impressão 3D e a robótica no processo de produção. Simultaneamente, Big Data Analytics, os sensores e atuadores, bem como a conetividade ao longo de toda a cadeia de fornecimento, estão a criar uma sociedade inteligente e contactless, com impacto nos setores do retalho e da distribuição.
A tecnologia, incluindo não só os computadores, as ferramentas sociais e de colaboração, os dispositivos móveis e a cloud, mas também as novas tecnologias como a IA, robótica, impressão 3D, DLT/Blockchain, 5G e IoT, bem como Big Data Analytics, estão a ter um impacto profundo nos setores da produção, retalho e distribuição. A implementação de novos avanços tecnológicos permite alcançar uma maior eficiência e níveis mais elevados de personalização, bem como criar processos, produtos e serviços inovadores.
O ritmo exponencial da inovação nos setores da produção, retalho e distribuição e a crescente adoção de tecnologias emergentes estão a estimular a concorrência no mercado global e a revolucionar estes setores.
A tecnologia tem contribuído, em todos os níveis da produção, retalho e distribuição, para o aumento da eficiência operacional, ambiental e de custos em toda a cadeia de valor, permitindo, ao mesmo tempo, um acesso mais alargado a produtos e serviços.
A crescente digitalização, personalização, automação e conetividade no setor da produção, retalho e distribuição trazem novos desafios legais e regulatórios:
A transformação digital aumenta a concorrência no mercado, a complexidade dos produtos e serviços, bem como as relações entre os stakeholders relevantes.
A utilização de novas tecnologias, aliada a uma estreita colaboração com outras entidades, poderá expor as organizações a riscos adicionais relacionados com atividades e produtos de terceiros, como falhas operacionais e práticas negligentes.
O novo ecossistema da Produção, Retalho e Distribuição, que se encontra em rápida evolução, poderá estar a expor os consumidores a riscos adicionais, como seja a desinformação, a proteção de dados e a segurança, os quais devem ser mitigados.
A complexidade de tecnologias como a IA e machine learning, DLT e Blockchain pode esbater as obrigações legais e regulatórias que foram construídas com base em relações tradicionais. É necessária, assim, uma maior certeza jurídica que assegure, simultaneamente, inovação sem entraves.
A Inteligência Artificial, a robótica, a impressão 3D, a IoT, a IA eaDLT/Blockchain trouxeram novos avanços e funcionalidades para o setor, permitindo não só a produção em série e a agilização de tarefas de trabalho intensivo, mas também a monitorização em tempo real de produtos, de contratos e do desempenho de atividades ao longo de toda a cadeia de valor.
Cloud computing, a recolha e análise de dados, juntamente com a cada vez maior capacidade dos computadores de alto desempenho, trazem valor acrescentado às operações no mercado global.
Novas dinâmicas de mercado, juntamente com tecnologias disruptivas, estão a criar cadeias de fornecimento novas e dinâmicas. Da abordagem omnicanal a cadeias de fornecimento circular, os setores da Produção, Retalho e Distribuição estão a tornar-se cada vez mais competitivos e ágeis.
De soluções amigas do ambiente à descarbonização das operações em todo o ecossistema, as tecnologias emergentes tornam a Produção, Retalho e Distribuição sustentáveis uma realidade.
A VdA tem ampla experiência e know-how nas matérias jurídicas, regulamentares e de policy associadas aos setores da Produção, Retalho e Distribuição. O nosso profundo conhecimento técnico e setorial permite-nos prestar serviços jurídicos 360.º a organizações, governos e reguladores.
A nossa equipa presta aconselhamento jurídico estratégico e inovador com vista a ajudar os nossos clientes nos seus projetos mais desafiantes e com maior potencial. Com um considerável track-record de assessoria jurídica a projetos complexos de empresas líderes no setor, bem como ao setor público, os serviços da VdA incluem:
A Tech Manufacturing & Distribution Box é um conjunto de serviços integrados com várias componentes que os nossos clientes podem escolher de acordo com as suas necessidades.
Ajudamos os nossos clientes a alcançar os seus objetivos através de uma equipa multidisciplinar que integra advogados das nossos Setores e Áreas de Prática de ICT, Proteção de Dados & Cibersegurança e Distribuição. Sempre que necessário, e para que possamos prestar uma assessoria transversal em todos os desafios complexos inerentes à utilização de tecnologias nos setores da Produção, Retalho e Distribuição, a nossa equipa conta ainda com a colaboração regular dos nossos colegas das áreas de prática de Infraestruturas & Mobilidade, Fiscal, Seguros, Bancário e Financeiro, Projetos, Concorrência, Propriedade Intelectual, entre outras.
As oportunidades e desafios dos setores da Produção, Retalho e Distribuição, nomeadamente os decorrentes da utilização de tecnologias emergentes e da ausência de certeza jurídica ao nível regulatório, revestem uma natureza particularmente complexa. É, por isso, essencial recorrer a profissionais especializados no âmbito do desenvolvimento e da implementação de estratégias digitais. A VdA tem amplo know-how e experiência relativamente às oportunidades e aos desafios resultantes da utilização de tecnologias nos setores de Produção, Retalho e Distribuição, especialmente na Europa e em África.
A indústria transformadora é um importante elemento da economia europeia e um dos principais motores de emprego e prosperidade. O setor desempenha também um papel fundamental na investigação e inovação, sendo responsável por 64% das despesas de investigação do setor privado e 49% das despesas de inovação na Europa. Adicionalmente, a UE pretende mobilizar até 50 mil milhões de euros de investimentos públicos e privados para apoiar a digitalização da indústria. A VdA prestou assessoria aos seus clientes no âmbito de projetos Horizonte 2020, como seja a Parceria Público-Privada Fábricas do Futuro, e está dotada do know-how necessário para continuar a fazê-lo no âmbito do Horizonte Europa.
No que diz respeito ao setor do retalho e distribuição, na Estratégia para o Mercado Único de 2015, a Comissão anunciou que analisaria as restrições ao setor do retalho e identificaria melhores práticas para facilitar as vendas a retalho e reduzir as restrições a nível operacional. Com estas boas práticas incluídas na Comunicação “relativa a um setor retalhista europeu apto para o século XXI”, de 19 de abril de 2018, a UE deu orientações para que os países da UE reúnam esforços no sentido de criar um mercado retalhista mais aberto, integrado e competitivo. A VdA tem vindo a prestar assessoria aos seus clientes na adaptação à era digital, assegurando o cumprimento dos quadros regulamentares aplicáveis, incluindo os impostos pelo crescimento do comércio eletrónicoe decorrentes das novas regras relativas às plataformas, aos serviços digitais, ao mercado digital, à responsabilidade do produtor, aos contratos de fornecimento de conteúdos e serviços digitais, à venda de bens de consumo, aos serviços de intermediação em linha, bem como à defesa dos consumidores. A VdA conta ainda com um amplo know-how relativamente às oportunidades e aos desafios relacionados com a utilização de tecnologias decorrentes da Estratégia para o Mercado Único Digital da Comissão Europeia.
A VdA tem experiência relevante na assessoria a empresas no contexto do desenvolvimento, teste e comercialização de tecnologias relevantes para os setores da produção, retalho e distribuição, incluindo impressão 3D, robótica e IA, tendo em consideração não só o quadro regulamentar aplicável, como os demais quadros jurídicos e regulamentares relevantes, incluindo, por exemplo, em matéria de comunicações eletrónicas, economia de dados, cibersegurança, Propriedade Intelectual, importações/exportações, fiscal, ambiente, licenças de software, fornecimento de hardware, entre outros.
A tecnologia tem a capacidade de dinamizar as trocas comerciais internas e externas no mercado africano e, subsequentemente, de promover o desenvolvimento socioeconómico dos países africanos, tema ainda mais relevante à luz do recente acordo que criou a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLC).
A Estratégia Ciência, Tecnologia e Inovação (STISA) da União Africana coloca a ciência, a tecnologia e a inovação no centro do desenvolvimento socioeconómico de África devido ao seu impacto em todos os setores críticos, como seja os da agricultura, energia, ambiente, saúde, desenvolvimento de infraestruturas, exploração mineira, segurança e água, entre outros.
Embora os projetos de comércio eletrónico continuem a enfrentar logísticas ineficientes e vários entraves (como os sistemas informais de tratamento de moradas residenciais), o comércio eletrónico africano registou um grande crescimento devido aos confinamentos impostos em todo o continente durante a atual pandemia de COVID-19, os quais contribuíram para a aceleração de uma mudança de atitude que levou os consumidores em muitos países a explorar o comércio eletrónico por necessidade.
A tecnologia está também a desempenhar um papel fundamental em África no campo da produção. A impressão 3D, por exemplo, representa uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade de vida das comunidades de países em desenvolvimento ao permitir às empresas de produção locais (nas áreas urbanas e rurais) conceber e produzir produtos inovadores, robustos e rentáveis que ajudem a superar o défice existente nas cadeias de valor de produção, providenciar sustento e a aumentar a receita. No Uganda e no Sudão do Sul, por exemplo, a tecnologia de impressão 3D é utilizada para criar membros protéticos impressos em 3D.
A VdA e a VdA Legal Partners estão bem cientes da abordagem da União Africana para investir e mobilizar fundos para a Tecnologia, bem como dos desafios específicos que os países africanos enfrentam nos setores da produção, retalho e distribuição. A VdA conta com uma experiência relevante na assessoria a Governos em questões legais e de policy associadas a estes setores. Conta ainda com ampla experiência na assessoria ao setor privado no desenvolvimento, aquisição, venda e implementação de tecnologia, tendo em consideração não só o quadro regulamentar aplicável, como os demais quadros jurídicos e regulamentares relevantes, incluindo, por exemplo, em matéria de comunicações eletrónicas, economia de dados, cibersegurança, propriedade intelectual, importações/exportações, fiscal, ambiente, licenças de software, fornecimento de hardware, defesa do consumidor, entre outros.
Prestamos assistência na definição das melhores abordagens e modelos para o seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, tendo em conta as oportunidades e limites legais e regulatórios.
Prestamos assistência no lançamento e desenvolvimento do seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, elaboramos toda a documentação necessária, negociamos contratos, interagimos com as entidades competentes e acompanhamo-lo em todos os passos da sua atividade.
Prestamos assistência na sua atividade diária e ajudamo-lo a alcançar aos seus objetivos e a responder a quaisquer desafios que eventualmente se coloquem face às leis e aos regulamentos aplicáveis. Estamos aqui para si.