As tecnologias de ponta estão a revolucionar o Sector da Saúde, incluindo na relação paciente-profissional de saúde e no ciclo de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. A inteligência artificial, robótica, Big Data, 5G e a Internet of Medical Things (IoMT) permitem assegurar maior eficiência, automação, personalização e conetividade na Saúde. Nos medicamentos e dispositivos médicos, a biotecnologia e a nanotecnologia oferecem soluções promissoras para o diagnóstico e tratamento de doenças. A tecnologia desempenha também um papel central na prevenção e combate a epidemias e pandemias.
O setor da Saúde está a passar por um processo de transformação digital que se reflete no desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e na criação de tecnologias e serviços de proximidade entre médico e paciente que permitem o seu acompanhamento em tempo real.
A inteligência artificial e Big Data, desde logo, são crescentemente utilizados para a descoberta de conexões lógicas entre dados de saúde, bem como para a sua análise preditiva e interpretação. Estão para isso a revolucionar a eficiência e a precisão de diagnóstico a facilitar a identificação de tratamentos mais eficazes. A inteligência artificial contribui ainda para agilizar o desenvolvimento de novos medicamentos e dispositivos médicos e a realização de estudos clínicos.
A IoMT, através de dispositivos médicos conectados e interligados (software ligado a dispositivos portáteis, wearables, dispositivos ingeríveis ou implantes) potencia novas sinergias entre o doente e o profissional de saúde, revolucionando as formas de monitorização e de acompanhamento do estado de saúde dos pacientes e criando oportunidades sem igual no campo da telemedicina e do tratamento à distância.
A robótica e a nanotecnologia introduziram a utilização de microbots e microdevices para assistência no diagnóstico e desempenho de procedimentos cirúrgicos avançados.
A utilização da tecnologia na biomedicina permitiu, ainda, o desenvolvimento de tecnologias com impacto na edição do genoma humano, na terapia celular, na medicina regenerativa e na criação de medicamentos de nova geração.
Novos desafios legais e regulatórios surgem da crescente digitalização, personalização, automação e conetividade no setor de saúde:
Standards e requisitos regulamentares aplicáveis, parcerias para investigação, proteção da inovação, propriedade intelectual e segredo de negócio, recolha e análise de Big Data.
Análise, avaliação, certificação, registo e demais requisitos aplicáveis à colocação de novas tecnologias no mercado (especialmente em matérias de vanguarda como o software enquanto dispositivo médico, dispositivos médicos com inteligência artificial, as Apps de saúde), adequação da tecnologia às regras para tratamento e partilha de dados, plataformas e parcerias para testes e projetos-piloto.
Cumprimento das regras legais e dos requisitos relativos à introdução de medicamentos de uso humano e à colocação de dispositivos médicos no mercado e à sua comercialização, bem como as regras legais aplicáveis à prestação de cuidados de saúde, utilização de material biológico e/ou nanomateriais, aos seguros e imputação de responsabilidade por produtos defeituosos, diagnósticos incorretos, fraco desempenho de dispositivos médicos, problemas de conetividade de tecnologias de saúde ou resultados adversos.
As exigências de uma medicina mais personalizada e harmonizada com o desenvolvimento tecnológico colocam novos desafios legais e regulamentares no setor da saúde, incluindo em matéria de investigação clínica e científica, bem como do desenvolvimento de novas tecnologias médicas.
Foco no paciente, com tratamentos assentes na medicina de precisão, desenhados à medida dos utentes.
O 5G é um elemento essencial da transformação do setor, capaz de tornar os sistemas de mobilidade mais seguros, mais eficientes e mais fáceis de utilizar
Recurso a infraestruturas de rede e arquiteturas de dados próprias, mediante a utilização de soluções em cloud e redes 5G privadas.
Tratamento de grandes quantidades de dados com recurso a IA que permitem revolucionar a eficiência e rapidez da investigação, do diagnóstico e tratamento de doenças, bem como a tomada de decisões médicas.
Medicamentos feitos a partir de nanomateriais, medicamentos biológicos e medicamentos contendo organismos geneticamente modificados (OGM), bem como desenvolvimento da nanotecnologia e da utilização de material biológico (como células estaminais).
A VdA tem experiência e know-how nas matérias jurídicas, regulamentares e de policy associadas às Tecnologias da Saúde (Health Tech). O nosso profundo conhecimento do Sector da Saúde e do negócio dos principais players deste mercado permite-nos prestar serviços jurídicos 360º a empresas, governos e reguladores.
A nossa equipa presta aconselhamento jurídico estratégico para ajudar os nossos Clientes nos seus projetos mais desafiantes e promissores. Com um track-record de aconselhamento no âmbito de projetos complexos a empresas líderes no Setor da Saúde e ao setor público, os serviços da VdA incluem:
O TechHealth Fitness Check and Guidance é um conjunto de serviços integrados com várias componentes que os nossos clientes podem escolher de acordo com as suas necessidades.
Ajudamos os nossos clientes através de uma equipa transversal que engloba advogados das nossas Áreas de Prática de ICT, Saúde, IP, Público e M&A. Sempre que necessário, a equipa será ainda composta por elementos das áreas de Fiscal, Seguros, Bancário & Financeiro, Concorrência, Infraestruturas, Energia & Recursos Naturais, entre outras.
As oportunidades e desafios do setor de Health Tech, incluindo os que resultam da utilização de novas tecnologias, são complexos. A VdA tem amplo know-how e experiência relativamente às oportunidades, desafios e quadros jurídicos e regulamentares aplicáveis ao Setor, especialmente na Europa e em África.
O envelhecimento previsto da população (segundo a eHealth Task Force da UE, a percentagem de população europeia com idade superior a 60 anos quase duplicará até 2060), a diminuição da população ativa, as exigências de uma medicina mais personalizada e os riscos de epidemias e pandemias, exigem a adaptação dos sistemas de saúde dos Estados-Membros a realidades fortemente marcadas pela mutabilidade e pelos rápidos avanços tecnológicos.
Os objetivos estabelecidos pela Comissão Europeia através de planos estratégicos, como por exemplo o EU Health Programme e os respetivos Programas de Trabalho Anuais, nomeadamente a promoção de sistemas de saúde eficazes, eficientes e resilientes, bem como o aumento do acesso à saúde e a modernização das respetivas infraestruturas, criam oportunidades ímpares para o setor promovidas por veículos de financiamento e iniciativas como o Horizon Europe 2021 – 2027, a Innovation Union e a Digital Agenda for Europe. Para fazer face aos novos desafios no setor da saúde, a Comissão Europeia adotou igualmente a Pharmaceutical Strategy for Europe, na senda de um enquadramento que promova a investigação e o desenvolvimento de tecnologias acessíveis e eficazes.
O vasto know-how da VdA quanto às exigências legais do setor da saúde europeu permite-nos apoiar os nossos clientes nos seus projetos mais inovadores, respondendo desde logo aos desafios regulatórios em causa. A VdA conta com uma larga experiência na definição de estratégias e criação de soluções em matéria de desenvolvimento, certificação e comercialização de tecnologias de saúde e prestação de cuidados de saúde, incluindo dispositivos médicos potenciados por IA e software médico, bem como robótica médica, IoT e eHealth.
Adicionalmente, a VdA tem ampla experiência em temas essenciais para Health Tech, incluindo em matéria de propriedade intelectual, cibersegurança, proteção de dados, responsabilidade, seguros e conetividade, tendo em conta as últimas políticas, estratégias e diplomas legislativos e regulamentares na União Europeia.
África depara-se com desafios estruturais no setor da Saúde, associados, designadamente, a carências nos sistemas de saúde, cuidados médicos e recursos humanos, e a dificuldades logísticas e burocráticas na aquisição e transporte de medicamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 79% dos produtos farmacêuticos em África são importados. Esta falta de acesso generalizada a medicamentos é um fator determinante para o agravamento e propagação da malária, tuberculose e do vírus da SIDA/HIV.
Apesar destas carências, desenvolvem-se várias iniciativas para introduzir melhorias no sector. Os objetivos estabelecidos pela União Africana através da estratégia definida no AHS 2016–2030 (“African Health Strategy”), baseada na “Agenda 2063: The Africa We Want”, têm em vista responder aos desafios de saúde no continente, nomeadamente fortalecer o desempenho dos sistemas de saúde e aumentar o investimento em saúde. A African Health Strategy estabelece como prioridade o desenvolvimento do setor da saúde africano com vista a alcançar os compromissos globais e continentais assumidos em diversos instrumentos e planos estratégicos, como seja o “Maputo Plan of Action 2016-2030” e o “Pharmaceutical Manufacturing Plan for Africa”. O programa Health Technologies and Innovations da OMS, dirigido a África, inclui já, entre os seus objetivos, o acesso a tecnologias da saúde e o uso racional das mesmas, referindo que estes aspetos devem ser contemplados nas políticas nacionais dos países africanos.
A VdA e a VdA Legal Partners têm uma vasta experiência na assessoria a governos, reguladores e instituições internacionais em projetos tecnológicos inovadores na área da Saúde. A VdA tem ainda experiência na assessoria a empresas em matéria de conceção, desenvolvimento e certificação de tecnologias de saúde, bem como de investigação introdução /colocação no mercado e comercialização de medicamentos e dispositivos médicos, e prestação de cuidados de saúde com recurso a tecnologias. A VdA tem também experiência na utilização de tecnologia e dados para identificação, controle e mitigação de doenças, considerando as regras aplicáveis em matéria de proteção de dados, cibersegurança, conetividade e infraestruturas de rede, propriedade intelectual e IoT.
Apoiar e acompanhar a definição das abordagens e modelos para o seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, tendo em conta as oportunidades e limites legais e regulatórios.
Apoiar a acompanhar o desenvolvimento e constituição do seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, elaborar toda a documentação necessária, negociar contratos, interagir com as entidades competentes e acompanhá-lo em todos os passos da sua atividade.
Apoiar e acompanhar a sua atividade diária, bem como os objetivos e os desafios que tenha, tendo em conta as leis e regulamentos aplicáveis. Estamos aqui para si.