As tecnologias estão a impulsionar o desenvolvimento de serviços e produtos transformativos e inovadores e novos modelos de negócio no setor do Turismo. Com a automação, Big Data, as aplicações, os sensores e a realidade aumentada e virtual, o setor do Turismo está a transitar para uma era de automação, ligação contactless e hiperpersonalização.
A tecnologia é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos stakeholders públicos e privados do setor do turismo, beneficiando os turistas e os negócios locais.
As experiências interativas e personalizadas através de ferramentas de realidade aumentada e virtual são cada vez mais úteis para ilustrar viagens de sonho aos utilizadores. Por sua vez, a IA está a tornar-se um instrumento central para identificar padrões e comportamentos de viagens, e para oferecer recomendações e serviços automatizados através de assistentes virtuais. Big Data, que permite a criação de perfis de clientes, também se tem relevado uma ferramenta cada vez mais importante. Ao permitir uma melhor segmentação de campanhas e ofertas, esta ferramenta tem contribuído para a eficiência e otimização do investimento.
Não obstante, a COVID-19 teve um impacto evidente no setor do turismo internacional, que resultou na diminuição significativa do número de viagens internacionais e na imposição de limites à utilização dos serviços de turismo. Apesar deste impacto, a tecnologia surge como um instrumento fundamental para assegurar o cumprimento das condições de saúde e uma reabertura em segurança do setor. A implementação de tecnologias como a IA e as aplicações de telefones móveis (com especial destaque para as aplicações que permitem a medição de temperatura corporal em condições de segurança, a verificação do estado de saúde e a extensão e evolução da pandemia) podem assumir um papel preponderante na ajuda ao setor do turismo.
A crescente digitalização, personalização, automação e conetividade no setor têm vindo a gerar novos desafios legais e regulatórios:
O recurso à tecnologia nas fases de desenvolvimento e construção implica novos desafios que carecem de suporte legal e regulatório, incluindo nas matérias relativas ao tratamento de dados, à cibersegurança, aos seguros e responsabilidade civil, bem como em matérias ambientais e sanitárias.
A adoção de tecnologias como a IA, RA e RV, IoT e aplicações para melhorar a experiência do utilizador enquanto se garante o cumprimento dos requisitos ambientais e sanitários, bem como a utilização de pagamentos através de meios digitais, acarreta novos desafios de natureza legal e regulatória.
A crescente implementação de melhorias ao nível tecnológico para efeitos de marketing e vendas, incluindo a utilização de Big Data para a criação de ofertas personalizadas, carece de regulação a nível legal e regulatório.
Desenvolvimento de produtos tecnológicos inovadores no Setor do Turismo, através do recurso a ferramentas de IA, blockchain, RV e RA e aplicações móveis que potenciam a experiência turística.
Recurso às ferramentas de agregação, análise e gestão de Big Data para prestar serviços mais eficientes e personalizados.
Recurso a tecnologias emergentes tais como a IA e a IoT para orientar a construção e operação de infraestruturas turísticas e a prestação de serviços turísticos.
Recurso atecnologias emergentes para implementar medidas de saúde e de segurança, tais como câmaras de segurança de perceção multidimensional, que permitem detetar fumo, calor ou pressão, integração de comandos de voz para evacuação e mobilização de staff/clientes em caso de falhas de segurança e incidentes, bem como aplicações digitais de saúde (e-health).
A VdA tem ampla experiência e know-how nas matérias jurídicas, regulamentares e de policy associadas à utilização de tecnologia no setor do Turismo. Os nossos conhecimentos técnicos e setoriais permitem-nos prestar serviços jurídicos 360.º a organizações, governos e entidades reguladoras.
A nossa equipa presta aconselhamento jurídico estratégico e especializado para ajudar os nossos Clientes nos seus projetos mais desafiantes e com maior potencial. Com um considerável historial de assessoria jurídica a projetos complexos realizados por empresas líderes no setor, bem como ao setor público.
Ajudamos os nossos clientes e alcançar os seus objetivos através de uma equipa multidisciplinar que integra advogados das Áreas de ICT, Imobiliário e Turismo e Proteção de Dados e Cibersegurança. Sempre que necessário, para dar resposta a questões mais complexas suscitadas pela utilização de tecnologias no setor, a equipa será ainda composta por elementos das áreas de Infraestruturas e Mobilidade, Bancário e Financeiro (que lidam com as questões de Fintech e obrigações no âmbito do Combate ao Terrorismo e ao branqueamento de capitais), PI, Direito Público, Contencioso, entre outras.
As oportunidades e desafios no setor do Turismo, incluindo os inerentes à implementação de tecnologias emergentes e à ausência de certeza jurídica ao nível regulamentar, revestem uma natureza particularmente complexa. É, por isso, essencial recorrer a profissionais especializados para o desenvolvimento e implementação de estratégias digitais.
Prestamos assistência na definição das melhores abordagens e modelos para o seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, tendo em conta as oportunidades e limites legais e regulatórios.
Prestamos assistência no lançamento e desenvolvimento do seu negócio, projeto, produto e/ou serviço, elaboramos toda a documentação necessária, negociamos contratos, interagimos com as entidades competentes e acompanhamo-lo em todos os passos da sua atividade.
Prestamos assistência na sua atividade diária e ajudamo-lo a alcançar os seus objetivos e a responder a quaisquer desafios que eventualmente se coloquem face às leis e aos regulamentos aplicáveis. Estamos aqui para si.